terça-feira, 20 de novembro de 2012

Obrigado a todos os negros que contribuíram para a formação do Brasil!

Hoje é um dia dedicado a vocês! 

É o dia em que todas as pessoas deveriam parar para refletir.

É o momento para continuarmos na luta contra o preconceito e a discriminação!



20 de novembro

sábado, 3 de novembro de 2012


Enem mostra diferença no grau de preparação dos candidatos

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) refletiu a diferença de preparação entre os candidatos. Alunos de escolas particulares ou militares consideraram médio o nível de dificuldade da prova aplicada neste sábado, enquanto candidatos que tentam retomar os estudos acharam o exame difícil.
Aprovado em engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB) no meio do ano, Rafael Zamarion, 17 anos, já cursa o ensino superior e fez o Enem para medir conhecimento e tentar entrar em faculdades em outros Estados. O estudante considera a prova fácil. "Acho que o nível de dificuldade do Enem deveria ser maior", diz Rafael, que estudou o ensino médio no Sigma, colégio particular da capital federal.
Aluno do Colégio Militar, em Brasília (DF), Rafael Alcântara, 16 anos, está no 2º ano do ensino médio e presta o Enem pela primeira vez, para treinar. Ele considerou fáceis as questões da área de humanas. Segundo ele, apenas algumas perguntas de química e biologia tinham dificuldade maior. "Fiz a prova apenas para testar conhecimento, mas, no geral, achei fácil, com uma questão ou outra difícil."
Quem está há muito tempo fora da escola tem outra opinião. A técnica em biblioteconomia Tatiana Alves, 30 anos, não estuda desde que se casou, há oito anos. Sem frequentar cursinhos, ela se preparou em casa, com o marido, e considerou elevado o grau de dificuldade do Enem. "Não teve área específica. Achei tudo difícil", disse Tatiana, que tenta uma vaga em um curso de biblioteconomia.
O Enem representa uma oportunidade de ingresso na universidade não só para estudantes. Pessoas já graduadas e que buscam novas oportunidades também fizeram a prova, como Jorge Vargas, 58 anos, graduado em letras e professor de um cursinho em Brasília. Ele prestou vestibular para o curso de direito na Universidade de Brasília (UnB) 12 vezes e, pela segunda vez, tenta obter pontuação pelo Enem.
No ano passado, Jorge nem sequer se preocupou em conferir os pontos obtidos no Enem. Neste ano, ele considerou mais difíceis as questões da área de ciências da natureza. "As provas de exatas foram complicadas. A parte de humanas, de tão fácil, parecia que tinha pegadinhas", disse.
Kaíque Lopes de Miranda, 18 anos, cursa o 3º ano do ensino médio. O estudante considerou a prova "simples, mas cansativa". O jovem afirmou que o fato de cada questão ter um texto interpretativo tornou o teste mais difícil. As questões de química e biologia, para ele, foram as mais complexas. "Na média não teve problema, porque a prova do Enem é feita com base nos diferentes graus de ensino do País", ressaltou.
Outro candidato que considerou a prova cansativa foi Lucas Rodrigues de Souza, 17 anos. Ele disse que as questões não estavam "complicadas nem difíceis" e espera ter feito um bom teste no primeiro dia. Segundo ele, a principal dificuldade será na prova de redação, que será realizada amanhã e é eliminatória.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.
O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Ultimas do ENEM

Alunos são eliminados do Enem por tirar foto da prova



As redes sociais foram destaque no primeiro dia de provas do Enem deste ano. O Ministério da Educação (MEC) retirou da sala 37 estudantes que fotografaram provas e cartões de resposta e publicaram no Twitter ou no Instagram. Pelas normas do exame, é proibido utilizar quaisquer dispositivos eletrônicos, sob o risco de ser eliminado do concurso.
De manhã, boatos de que o Enem havia sido cancelado ganharam o Twitter. A hashtag #Enem2012Cancelado alcançou o 4.º lugar dos Trending Topics mundiais por volta de 11h. Segundo o MEC, o usuário Chora Minha Nega (@gui_pangua) foi o responsável por espalhar a informação falsa. O dono do perfil, que se identificou como Guilherme, disse ao Estadão.edu que "apenas foi na onda" e também postou hashtags sobre o cancelamento da prova que estavam sendo publicados desde a madrugada. "Não acho justo o MEC me responsabilizar." A Polícia Federal investiga o caso.
Além desses incidentes, o MEC não registrou ocorrências graves neste sábado. Houve queda de energia em alguns prédios do no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A falha durou 20 minutos. O mesmo problema foi detectado em outros dois locais.
Neste domingo, segundo dia de provas, os estudantes deverão responder a questões sobre Linguagens e Códigos e de Matemática, cada uma com 45 questões, além de elaborar uma redação. Os candidatos farão o exame entre 13h e 18h30. Mais de 5,7 milhões de pessoas estão inscritas este ano.
Prova
No primeiro Enem após a aprovação da Lei de Cotas nas universidades federais, a prova de Ciências Humanas, com 45 questões de múltipla escolha, perguntou sobre Martin Luther King, defensor dos direitos civis dos negros americanos, e sobre o legado dos povos africanos na cultura brasileira. Os estudantes também fizeram 45 testes de Ciências da Natureza neste sábado, entre 13h e 17h30, horário de Brasília.
A capacidade de interpretar textos foi bastante exigida dos candidatos na parte de Ciências Humanas. Algumas perguntas utilizaram trechos de obras dos filósofos Immanuel Kant, Charles de Montesquieu e Jürgen Habermas. Outras eram baseadas em fragmentos de reportagens jornalísticas.
Enquanto sobrou texto, faltaram gráficos. Só uma questão trazia um mapa, por exemplo. Outra tinha um quadrinho do Capitão América no qual ele batia em Adolf Hitler. A pergunta queria saber sobre qual fato histórico aquela cena se referia.
Na parte de Ciências da Natureza caíram perguntas sobre água, bem-estar da população, fotossíntese e geração de energia. Em uma das questões, a prova apresentava um terreno e perguntava qual tecnologia de geração de eletricidade seria ideal naquela área.
Um quadrinho do Garfield foi utilizado para perguntar sobre doenças. Outro destaque da prova foi a quantidade de questões de química orgânica e de cinemática.
"As questões de biologia e química estavam até mais fáceis do que a parte de Humanas. Só tinha texto enorme", afirmou Hérica Patrocínio, de 22 anos, que prestou o exame no câmpus da Uninove na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.
A estudante Mariana Moura, de 17, também reclamou da prova de Humanas. "Os textos estavam muito cansativos", disse. "E precisava estar afiado para acertar as questões de química." Ela fez o Enem na UniPaulistana, na Vila Mariana, zona sul.
Para a candidata Karine Brás, de 17, a quantidade de textos era "excessiva", mas os textos não eram tão longos como disseram outros estudantes. "Em duas horas dava para finalizar a prova."

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ALVES DE CARVALHO DESEJAM A TODOS OS SEUS ALUNOS UMA EXCELENTE PROVA!

MANTENHAM A CALMA! VOCÊS SÃO CAPAZES!!

SUCESSO!!!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já divulgou os locais de provas para os estudantes que irão participar do processo. O exame serve como seleção  dos melhores alunos para concorrer a vagas em universidades do Brasil.
As pessoas que já concluíram ou vão concluir este ano o Ensino Médio  e irão participar doprocesso já podem consultar no site do Enem onde farão suas provas. Para consultar basta entrar no site http://enem.inep.gov.br/ e clicar em “Local de prova. Confira o seu!”, em seguida você será direcionado para uma janela na qual preenche com CPF e Senha, depois é só clicar em “Entrar”. Ou se preferir clique aqui. Caso tenha esquecido sua senha, o Enem possui um sistema seguro que pode enviá-la para o e-mail ou celular cadastrado (através de sms).
As provas serão realizadas em instituições de ensino em todo país nos dias 22 e 23 de outubro. É aconselhável que o estudante chegue com mínimo 30 minutos de antecedência no local da prova, munido de documentos e cartão de inscrição da prova. Na opção Local de Prova do site você encontrará o horário e endereço da instituição, além de sua sala.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), quem é responsável pela aplicação e organização do exame, divulgou que mais de 5,3 milhões de pessoas se inscreveram e devem realizar a prova.
O exame que dura um final de semana exige atenção e predisposição. Para isso fique atento aos congestionamentos, horário de ônibus, metrô e todas as características que se relacionam ao transporte, pois, caso o candidato chegue no local de prova atrasado não é permito mais a sua entrada, seja qual for o motivo. Além disso não se esqueça de levar caneta preta e, caso faça questão, água, pois não se sabe também se no seu local de prova você terá opções para comprar essas coisas.
Todas as informações necessárias você encontra no site citado anteriormente. Boa prova!!!!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Boa noite a todos!!!!!! Gostaria de parabenizar todos os alunos da Escola Estadual Joaquim Alves de Carvalho pela noite de hoje. Vocês fizeram excelentes apresentações na nossa Semana do Saber. Isso prova o quanto vocês são competentes. Estou extremamente orgulhosa!
Parabéns a todos!!! O nervosismo, o tempo gasto, as horas mal dormidas .. Tudo valeu a pena! A noite foi incrível!
E não esqueçam! Confio no talento de cada um!!

Parabéns ao Élcio e a Cidinha pela organização de um evento tão espetacular! Nossa semana está sendo um sucesso!

Agradeço a todos os professores que despenderam de seu tempo para auxiliar os alunos e aqueles que por uma razão ou outra não puderam compartilhar dessa experiência maravilhosa!

Agradeço ainda ao Maicon por nos presentear com o seu brilho nato. A Verdetes, Thais, Conceição que estão prestigiando o evento.

Agradeço principalmente a vocês meus queridos! Dormirei feliz com a certeza de que estamos no caminho certo!!!

Parabéns pessoal!!!!!!

Huyara Cristina de Paula



terça-feira, 30 de outubro de 2012

ENEM 2012


Dez dicas para fazer uma boa prova e reter informações no cérebro

Professor de biologia e celebridade na internet elabora regras para melhorar a vida de estudantes


Uma das principais revelações de 2012, senão a principal, entre os professores que criam aulas e postam dicas de estudo na internet, é o professor Paulo Jubilut. Seus vídeos sobre Biologia, que estão sempre na casa das milhares de visualizações, trazem para a rede a linguagem das aulas de cursinhos e destacam os principais conteúdos cobrados nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Apesar de ser professor de cursinho, grande parte do sucesso de Jubilut está relacionado àquelas pessoas que ainda estão no ensino médio ou nos primeiros de faculdades da área de biológicas. Essas pessoas encontram o professor na Internet geralmente um pouco antes das provas, em vários casos até na madrugada anterior, e, desesperados, recorrem à 'celebridade' entre os professores da Internet para se darem bem mesmo tendo deixado tudo para última hora.

A convite desta coluna do IG Educação, o professor Jubilut preparou 10 dicas para quem quer romper com os estudos de última hora e ter uma vida mais tranquila e com retorno – em conhecimento e em resultados – muito superior à media dos estudantes. Estas dez dicas, muito bem selecionadas, servem para alunos de faculdades, de cursinhos, do ensino médio, de concursos públicos, para pesquisadores e todos que estão interessados em conhecer cada vez melhor o mundo que vivemos.
Um dos motivos de nosso convite para Jubilut vem do fato de que, além de ter virado celebridade entre os estudantes na internet, ele atua fora do eixo Rio-São Paulo, onde estão concentrado os grandes meios de comunicação. O professor é de Florianópolis, capital de Santa Catarina. 
Como tirar 10 na prova
Por Paulo Jubilut

No meu dia a dia como professor de Biologia, venho percebendo que a maioria dos alunos retém pouco conhecimento de tudo aquilo que é passado durante as aulas e cobrado nas tão temidas avaliações. Isso acaba gerando, tanto em mim como nos estudantes, um sentimento de frustração e de tempo perdido. Parece que os anos de estudo se resumem basicamente em assistir às aulas, estudar (nem sempre), fazer a prova e esquecer tudo.

Por esta razão, resolvi criar uma série de dez regrinhas que, se forem seguidas durante a sua vida estudantil, certamente lhe ajudarão, não apenas a tirar notas máximas nas provas, mas também a reter o máximo de informações dentro do seu cérebro. Isso lhe dará a sensação de dever cumprido, orgulho por suas notas conquistadas, além de permitir a disponibilidade das informações aprendidas em qualquer momento futuro da vida.

Está curioso? Então, vamos as nossas dez dicas para tirar dez na prova e lembrar-se de quase tudo para o resto da vida.

Dica 1: Aula dada é aula estudada.
Adquira o hábito de estudar o conteúdo trabalhado em sala no mesmo dia. É o momento em que a matéria está mais fresca na memória de curto prazo e poderá ser passada para a memória de longo prazo com mais facilidade. Opte pela resolução de exercícios referentes aos assuntos comentados na aula. Não precisam ser muitos, ajuste a quantidade ao seu tempo disponível. O aprendizado só ocorre quando você exercita o cérebro com a informação recentemente adquirida. Tenha em mente que aula não serve pra você aprender um assunto e sim pra você entendê-lo. Somente exercitando é que você aprende.

Dica 2: Jamais falte à aula.
Só se você estiver muito doente. Mesmo assim, se der pra levar o soro na mão, não hesite e vá à aula. Assistindo à aula, economiza-se um tempo de estudo precioso na época das provas, pois já existe a familiarização com o assunto. Além disso, assistindo às aulas é possível ter uma real noção dos tópicos mais trabalhados pelo professor e que poderão ser cobrados nas avaliações.

Dica 3: Sempre faça anotações durante as aulas.
Seja um aluno ativo em sala. Ao fazer anotações, o cérebro retém muito mais informação do tópico que está sendo abordado. Não anote apenas o que o professor passa no quadro. Crie seus próprios resumos, tente explicar com suas palavras o que você entendeu. Pergunte-se sempre qual a mensagem central daquilo que o professor está falando. Coloque seus pensamentos na folha, desenvolva o seu senso crítico durante a aula. Ação!

Dica 4: Converse com o seu professor.
Nem sempre o tempo de aula permite ao professor passar tudo o que sabe. Uma conversa informal após a aula pode trazer muitas informações interessantes e úteis. Tire todas as suas dúvidas, por mais banais que pareçam. Seja o que eu chamo de aluno “chato”. Aquele que persegue o professor pelos corredores e suga deste até a última gota de conhecimento. A experiência me mostrou que quanto mais “carrapato” é um aluno, mais sucesso ele tem nas provas.

Dica 5: Não converse durante a aula.
Uma conversa, por mais rápida que seja, pode fazer com que você perca uma informação crucial para o seu exame. Fique focado no professor o tempo todo.

Dica 6: Estude pouco, mas estude todo dia.
Adquira o hábito de estudar todos os dias. É mais válido fazer baterias de duas a três horas, do que estudar por 12 horas um dia antes da prova. Se você não possui este hábito (estudar todos os dias), comece devagar. Comece com trinta minutos diários e vá aumentando o tempo gradativamente. Tenha em mente que véspera de prova é apenas para revisão do que você já estudou. Faça isso e fuja da ansiedade e do nervosismo, fatores que geram o famoso “branco”.

Dica 7: Procure locais que tenham clima de estudo. 
Muitas vezes, fica impossível se concentrar com um irmão chorando ao seu lado ou com sua mãe pedindo pra comprar pão. Por isso, procure locais que permitam a você o máximo grau de concentração. Longe de tudo. Nesse quesito, as bibliotecas são excelentes. Vá sozinho. O estudo rende muito mais. Minha vivência mostra que a maioria dos estudantes que marcam para estudar em grupo, batem muito papo e estudam pouco.

Dica 8: Nunca madrugue estudando.
Madrugar estudando para uma prova é a pior coisa que você pode fazer. É fracasso garantido. Esse tipo de estratégia sobrecarrega com muita informação a área de memória curta do cérebro. A probabilidade de você esquecer algo é muito alta. Sem contar que no final da madrugada, você será tomado pelo “sono mortal das profundezas”. Sabem do que estou falando, né? Aquele sono que te suga a alma. Aí, já era, não dá mais tempo pra dormir (se a prova for pela manhã) e o estudo não rende mais.
Ir para uma prova com sono, cheio de cafeína e com uma quantidade absurda de informação no cérebro é implorar por uma nota baixa. Alguns alunos até obtém êxito com essa estratégia (muitas vezes pelo fato de terem maior capacidade de retenção de memória de curto prazo), mas logo após a prova, esquecem quase tudo que estudaram.

Dica 9: Alimente-se bem antes da prova.
Nada de ir em jejum para um exame. Seu cérebro precisa de energia e de nutrientes de alta qualidade. Esqueça os famosos salgadinhos de isopor, opte por alimentos integrais como pães e arroz, além de abusar dos sucos de frutas vermelhas como o morango. Os alimentos integrais liberam energia de forma lenta, ideal para provas de longa duração. Já as frutas vermelhas contém zinco, nutriente fundamental para o ótimo funcionamento da memória. 

Dica 10: Faça a prova com “sangue no olho”.
Nada de preguiça durante a prova! Coloque vontade, ajeite sua postura e destrua a danada. Utilize todo o tempo que tiver. Respondeu tudo e sobrou tempo? Maravilha! Revise a prova e passe as respostas para o gabarito com carinho pra não errar. Fique com a prova até chamarem a policia militar! Nessa hora, seja esperto e entregue-a para o fiscal.
Paulo Jubilut é professor, biólogo e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. Criador do Projeto Biologia Total que visa oferecer, através de vídeo-aulas, ensino de biologia para todos os estudantes que tenham acesso a internet.


O coração dos candidatos já está batendo mais forte com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. As provas do ENEM 2012 serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro, em 1.612 cidades de todos os Estados brasileiros, a partir das 13 horas, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.
As inscrições desta edição bateram o recorde de todas as outras anteriores. Foram aproximadamente 6,5 milhões de inscritos, dos quais 5,7 milhões tiveram seus registros deferidos. Todos os participantes que se incluem nesse segundo grupo irão receber dos Correios, até o dia 31 deste mês (outubro), o cartão de confirmação de inscrição do ENEM 2012.

Dicas para a prova do ENEM 2012

Na reta final de preparação para o Exame, não há muita coisa a ser feita. Quem ficou atento às explicações dos professores em sala de aula já teve um bom começo. Tentar permanecer com a cabeça tranquila e estudar de maneira correta em casa também pode ser de grande valia.
Elabore um bom plano de estudo. Especialistas no assunto chegaram à conclusão de que, para cada 03 horas estudando, 01 hora deve ser reservada ao descanso. Durante o dia, escolha pelo menos duas matérias com intuito de diversificar as áreas que devem ser estudadas. Para fixar o conteúdo, refaça o máximo de questões que conseguir.

Dicas para a Redação

Leia e assista aos jornais para ficar por dentro de todas as informações. Se habituando à leitura, tente escrever o máximo de textos possíveis para também praticar a escrita. As questões do ENEM 2012 vão exigir muita interpretação de texto e a redação dará importância ao raciocínio, reflexão e à análise crítica do estudante frente aos assuntos do cotidiano, seja de ordem política, social, ou cultural.
Quem conseguir acumular o máximo de conhecimento possível e manter a tranquilidade até fazer as provas, com certeza terá um excelente desempenho. Para isto acontecer, regularize seu sono e tente não chegar ao limite extremo do seu corpo. Use o feriado do dia 02 de novembro para descansar, e deixe para comemorar seu bom desempenho no feriado prolongado do dia 15 do mesmo mês.
Documento de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição são indispensáveis para os dias do Exame. Quem não receber o cartão em casa, deve acessar o site http://enem.inep.gov.br/ e imprimir o documento. No mesmo endereço eletrônico é possível baixar o guia do participante do ENEM 2012, que contém dicas preciosas para a redação.
Lembrando que só é permitido usar caneta esferográfica feita de material transparente. Leve tudo que achar necessário para consumir durante a prova: Água, chiclete, bala, chocolate, barra de cereal. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13 horas. Não se atrase!
ENTENDA O FURACÃO SANDY! CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/10/sandy-passou-de-furacao-para-ciclone-ao-tocar-solo-dos-eua-entenda.html

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

O GUIA elaborou uma lista com os 35 temas que mais caem na prova do Enem. Confira nesta galeria! http://abr.io/3986


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Drops Plantão Enem - Biologia - Reprodução/Clonagem
A clonagem já existe na natureza há muito tempo, mas a reprodução de animais é uma questão polêmica. Veja o vídeo e entenda os principais motivos que geram dúvidas e discussões a respeito do tema. http://migre.me/aFGeA.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Secretaria de Educação de Minas Gerais
“Mais perto dos livros, mais longe das drogas”. Este é o tema do XIV Concurso de Redação, Frases e Desenhos: Viva Feliz sem Drogas. Pegue a ficha de inscrição e o regulamento na secretaria da sua escola. Informações: http://migre.me/aAw6l.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Biblioteca Nacional acaba de lançar a Hemeroteca Digital Brasileira, um portal com cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros - jornais, revistas, anuários e boletins, entre outros -, muitos raros ou extintos. No novo serviço via internet, usuários de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer custo, a estas publicações.
Acesse a página da Hemeroteca no link: http://hemerotecadigital.bn.br/

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Acompanhe pela Rede Minas a temporada 2012 do Plantão ENEM!

Não percam essa oportunidade! Confiram!

Neil Armstrong: primeiro homem a pisar na lua morre, mas seu legado permanece

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS
 
Por  em 27.08.2012 as 11:58
   
O fim de semana foi triste para os amantes da ciência e do espaço: morreu Neil Armstrong, astronauta norte-americano e primeiro homem a pisar na lua.
Neil tinha 82 anos. Sua morte ocorreu sábado (25), na sequência de uma operação no coração, realizada cerca de três semanas atrás.
Essa perda muito lamentada fez o mundo relembrar seus grandes feitos, que marcaram profundamente a nossa história.
O homem ter chegado à lua foi certamente um divisor de águas para a espécie humana. A missão que levou Neil ao nosso satélite –Apollo 11, de 20 de julho de 1969 – foi tranquila e bem sucedida, dando aos deslumbrados humanos as primeiras impressões de um local distante, que antes era objeto exclusivo da nossa imaginação.
Apesar das desconfianças de alguns – afinal, viagem no espaço não era coisa comum ou bem compreendida na época, e, até hoje, teóricos da conspiração afirmam que a ideia toda foi uma fraude -, a quinta missão tripulada do Programa Apollo da NASA (agência espacial norte-americana), que carregava os astronautas Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins, cumpriu a meta proposta pelo então presidente John F. Kennedy de colocar um homem na lua antes do final da década de 70, e trazê-lo de volta a Terra em segurança.
As famosas palavras de Armstrong – “Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed” (em português, “Houston, aqui Base da Tranquilidade. A Águia pousou”) – foram ouvidas a mais de 300 mil quilômetros dali pelo mundo todo, que acompanhava as comunicações de rádio entre o Controle de Voo no Centro Espacial Johnson em Houston (EUA) e a Apolo 11 na… Lua.
“É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade”, disse o astronauta.

O legado de Neil

Neil Alden Arsmtrong nasceu em Wapakoneta, no estado norte-americano de Ohio, em 5 de agosto de 1930.
A carreira de Neil começou na Marinha dos Estados Unidos, combatendo na Guerra da Coreia como piloto de caça. Depois de servir como um aviador naval de 1949 a 1952, ele entrou para o Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA), em 1955.
Ao longo dos próximos 17 anos, ele exerceu as funções de engenheiro, piloto de testes, astronauta e administrador da NACA e sua agência sucessora, a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA). Neil acumulou mais de 900 voos em cerca de 200 modelos diferentes de aeronaves, incluindo jatos, foguetes, helicópteros e planadores.
Em 1962, ele ganhou oficialmente o status de astronauta. Designado como piloto de comando para a missão Gemini 8, lançada em 16 de março de 1966, Armstrong realizou o primeiro pouso bem sucedido de dois veículos no espaço.
Mais tarde, seu ato mais marcante ocorreria: como comandante da nave espacial Apollo 11 de 1969, a primeira missão tripulada de pouso lunar, Armstrong se tornou o primeiro homem a pousar uma nave na lua e pisar em sua superfície.
Ainda em sua carreira na NASA, Armstrong ocupou o cargo de vice-administrador associado na sede da agência em Washington. Nessa posição, ele foi responsável pela coordenação e gestão da investigação da NASA em geral, e do seu trabalho tecnológico relacionado com a aeronáutica.
Em fins de 1970, decidiu que não iria mais ao espaço e retirou-se da NASA. Tornou-se então professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Cincinnati, cargo que ocupou até 1979. Durante os anos 1982-1992, Neil foi presidente da empresa Computing Technologies for Aviation, em Charlottesville, Virgínia, e também foi conselheiro de outras companhias.
Ainda na aérea dos estudos, ele recebeu um bacharelato em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Purdue e um mestrado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade do Sudeste da Califórnia, além de possuir doutorados honorários de várias universidades.
Neil também era membro de diversas sociedades e instituições, como a Sociedade de Pilotos de Teste Experimentais e a Sociedade Real Aeronáutica, além de ser membro honorário do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica e da Federação Internacional de Astronáutica.
Condecorado por 17 países, o herói Neil ganhou muitos prêmios especiais, como a Medalha Presidencial da Liberdade, a Medalha de Ouro do Congresso, a Medalha de Honra do Congresso Espacial, a Medalha de Serviços Distintos da NASA e diversos outros.
No último sábado, 25 de agosto, Neil faleceu após complicações resultantes de uma cirurgia cardiovascular. Segundo sua família, o astronauta serviu a nação americana com orgulho, e, para todos aqueles que quiserem lhe prestar uma homenagem, basta, da próxima vez que caminharem sob uma noite clara e observarem a lua, sorrirem e pensarem que Neil Armstrong pisca para vocês. [iolTerraNASAG1]

domingo, 26 de agosto de 2012

"Comissao da Verdade visita o Pará e colhe depoimentos sobre a ditadura"

Confiram!!!! Cliquem no link
Atenção!!! "Desigual, América Latina é região mais urbanizada do mundo" Confiram clicando no linkhttp://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6093278-EI8140,00-Desigual+America+Latina+e+regiao+mais+urbanizada+do+mundo.html
" A escola precisa ser reencantada, encontrar motivos para que o aluno vá para os bancos escolares com satisfação, alegria. Existem escolas esperançosas, com gente animada, mas existe um mal-estar geral na maioria delas. Não acredito que is
so seja trágico. Essa insatisfação deve ser aproveitada para se dar um salto. Se o mal-estar for trabalhado, ele permite um avanço. Se for aceito como uma fatalidade, ele torna a escola um peso morto na história, que arrasta as pessoas e as impede de sonhar, pensar e criar".
Moacir Gadotti